Blogger news


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

[Resenha] Série A song of Ice and Fire - A Game of Thrones de George R. R. Martin

Soube deste através do Nerdcast. De novo. Fiquei curiosa sobre ele não pela história em si, que é maravilhosa, mas por causa dos verões de 10 anos. Sério cara, 10 anos de verão é um dos meus sonhos mais molhados!! Eu amo verão, amo sol, amo praia, amo calor!! Tá agora chega, vamos ao que interessa.

Game of Thrones, ou Jogo dos Tronos no Brasil, é um tanto confuso no começo, devido ao grande numero de personagens que o Sr. Martin nos empurra goela abaixo, mas vamos lá que eu vou tentar explicar direitinho.

O livro começa com um grupo whatever da Patrulha da Noite pra lá da muralha, fazendo a ronda, tudo normal. Até que um dos patrulheiros encontra uns corpos retalhados e congelados numa clareira. Ele volta para alertar aos companheiros e quando voltam, não tem corpos. O Patrulheiro fica com cara de Pokemon fudido bunda, até que os cadáveres começam a estripar seus colegas de vigilia.

Miooooolos!
Sim, isso mesmo que você leu, os mortos andam. E matam. Já ao sul da muralha, os nobres brigam entre si pra ver quem tem mais poder. E enquanto isso o inverno está chegando.

O Inverno está chegando, véi!
De um lado da balança temos os Stark de Winterfell, sob a bandeira do Lobo Gigante Cinza, e do outro, temos os Lannisters sob a bandeira do Leão Dourado. No lado dos Starks temos Eddard Ned Stark, pai de 5 filhos legítimos e 1 bastardo. Homem justo, reto e íntegro. É amigo do Rei Robert Baratheon, e lutou por sua causa anos atrás pelo Trono de Ferro. Ned está muito feliz, obrigado em Winterfell, com sua neve, seus filhos e sua esposa Catelyn Tully, até que a Mão do Rei, Jon Arryn, morre de "causas naturais". Sendo assim o Rei, precisado de uma nova mão, vai até Winterfell obrigar Ned a aceitar o cargo. Do outro lado, os Lannisters, estão Cersei, seu irmão gêmeo Jaime, o irmão mais novo, e anão, Tyrion e o pai Tywin (que não tem papel muito importante nesse primeiro livro). Os Lannisters são ricos. Podres de rico. Na verdade são eles que mantém financeiramente a coroa do Rei Robert, já que este só quer saber de mulheres e vinho. Além do que, é mais facil arrumar dinheiro com o sogro, já que Robert é casado com Cersei.

Eu queria ter um pênis...
O problema é que os Lannisters, querem o trono. Pelo menos é o que a Cercei quer, e não mede esforços para isso. Na verdade eu acho ela meio louca, e passa essa loucura pro filho mais velho o Principe Joffrey, principezinho mimado e filhinho da mamãe. Ela tentou criar o filho para ser um rei, mas acabou criando um vermezinho nojento, covarde e sem excrupulos, que os outros o levem!

Enquanto isso, do outro lado do continente, os últimos Targaryen que se tem noticia, estão tentando encontrar um jeito de conseguir o trono de ferro de volta. Viserys, o Rei Pedinte e sua irmã Daenerys, Filha da Tempestade, estão hospedados com o Magíster Illirio, em sua suntuosa mansão. Alguém coloca na cabecinha oca do Rei Pedinte que ele deveria casar sua irmã com um Khal dos Dothraki, e conseguir um exército para reconquistar o seu trono. Os Dothraki são ditos como um povo selvagem, que adora os cavalos, e realmente são. Basta você ver o casamento da Danny com o Drogo. Sério o negócio é tão extreme, que você vê sangue e tripas voando, durante a cerimonia.

Só o que esqueceram de avisar ao Viserys, é que ninguém apressa o Khal. Nem muito menos faz pouco caso das crenças dos Dothraki. A verdade é que Viserys tinha um problema mental sério, não tratado, somado a uma mania de grandeza. Provavelmente porque os Targaryen costumavam se casar entre si, para manter o sangue do dragão puro.

Ermã eu te <3, mas deixria todo o Khalasar te f**er se isso me desse um exército. :3
Daenerys, a principio, não queria casar. Na verdade, no começo ela é sem sal, sempre sendo mandada de lá pra cá o tempo todo pelo irmão. Mas acaba casando porque, afinal das contas, é isso o que uma menina boazinha faz. Obedece aos outros. Passado o tempo, e o choque quanto aos costumes Dothraki, Danny até que fica bem feliz com o marido, com o Khalasar, com as aias e com os cavalos. Só não fica bem mesmo é com o irmão, por mais que ela tentasse. Viserys viu que a irmã, depois do casamento, agora uma Khaleesi, tinha uma posição acima dele, e não ficou nada feliz com isso. Mas isso é uma coisa que estava fora do alcance da Danny, afinal das contas, quem queria que ela se casasse foi o próprio Viserys.

E quem é que sofre com toda essa picuínha? Sim, o povo! Como se não bastasse não ter acesso a saneamento básico e escola, o povo ainda fica no meio, levando flechas no lombo, sem comida, e correndo o risco de os seus mortos se levantarem de suas tumbas e esganarem a todos durante o sono. Uns se revoltam, outros se resignam e há outros que usam de bom senso, mas de toda forma um ou outro acaba degolado, queimado ou pendurado em uma arvore, querendo ou não.

No norte, temos os homens da Patrulha da Noite. Os homens de preto que protegem o reino dos gigantes, dos selvagens, dos gramequins e dos Outros.O problema é que a patrulha mal tem homens para manter a própria muralha em pé, que dirá de manter seja lá o que for do outro lado.

Tenta manter isso ai em pé por milênios sem patrulheiros suficientes pra você ver só!
Mas eles fizeram um juramento, e vão mantê-lo, isto é, se ainda quiserem manter a cabeça por sobre os ombros.

A muralha já teve seus dias de glória. Reis e rainhas vinham ver a maravilha que mantinha a todos seguros e tudo o mais. O problema é que as pessoas tem memória curta, e como nunca mais se viu um Outro por ai pelos últimos milênios, virou lenda e histórias de terror para ser contadas nas fogueiras por tias velhas. Sendo assim, ninguém mais queria ir pra muralha, jurar castidade e tudo o mais. A muralha virou lar para assaltantes, estupradores, assassinos e todo o tipo de escória que estivesse nas masmorras dos muitos castelos de Westeros.

E um ou outro bastardo hipster que estivesse disponível.
Destaque na muralha para Jon Snow, bastardo de Ned Stark de Winterfell, e Samwell Tarly, filho da casa Tarly, famosa por criar guerreiros corajosos. Só que Sam, coitado, se diz tudo, menos corajoso, o que não é bem verdade, como fica provado mais tarde. A história do gordinho é bem triste, o pai dele mandou ele escolher entre a vida e a muralha, e obviamente ele escolheu a muralha, só por ser gordo e covarde. Encontrou em Jon Snow um amigo, já que sofria bullying dos outros patrulheiros.

Jon Snow teve a infelicidade de nascer bastardo, num mundo preconceituoso. Ned Stark, apesar de toda sua integridade e honra, deslizou essa única vez, o que resultou no pobre Jon. Não é preciso nem dizer que a Sra. Catelyn não gostou nem um pouco dessa história, e não perdia uma única oportunidade de chamar o garoto de bastardo, e mostrar o seu devido lugar. Apesar disso, ele é até bem amigo dos irmãos, princimalmente Robb e Arya.

Game of Thrones, além de um livro espetacular, também ganhou um seriado feito pela HBO. A todos aqueles que tem preconceito quanto a adaptação de livros (e me icluo nesse balaio) só tenho a dizer que a série é idêntica ao livro em todas as vírgulas. Eu assisti ao seriado antes de ler o livro, e confesso que fiquei meio perdida, já que a trama é complexa e tudo o mais, e depois de ler, revi o seriado, só pra ver se era mesmo igual, e a resposta é um redondo sim!

Se você tem complexo de que vão zuar os livros, repense, porque afinal das contas é a HBO né?

E se você quiser comprar o seu exemplar e me ajudar, o link aqui.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML